Dezembro 15, 2024

Cronica: Torneio Inter-zonas Santa Catarina em números

Por: Euclides Pina Gonçalves Barros – Betinho

Após uma grande disputa, jogo após jogo, jornada a jornada chegou ao fim aquele que sempre foi o melhor Inter-zonas da ilha do fogo, em termos de adeptos, equipas, nossa morabeza, alegria e humildade de receber todos os fins de semanas os amantes do desporto que viajaram de toda a ilha.

Numa pequena crônica, analiso os rumos dos acontecimentos desde a comissão organizadora que apresentou uma equipa forte em capacidade desportiva, conhecimento, pedagogia desportiva no que concerne a organização – concelho de Disciplina, concelho de Arbitragem e Delegados ao jogo.

O torneio Inter-Zonas 2022 teve início no dia 28 de julho de 2022 e terminou ontem com a vitória de Beira Mar por 6/5 numa final bem disputada com a equipa de Achada Furna, vencendo nas grandes penalidades apos um jogo de 120 minutos.

Com a presença de 14 equipas – Chã das caldeiras, Cabeça Fundão, Achada Furna, Roçadas, Beira Mar, Tinteira, e Lapinha no grupo (A) e Figueira Pavão, Pé de Campo, Achada Poio, Queimada Baixo, Fonte Aleixo, Estância Roque e Mãe Joana no grupo (B).

Com 6 jogos a cada equipa nos seus respetivos grupos, foram realizados 42 jogos na primeira fase, e viria a passar para a segunda fase (quartos de final) 8 equipas. Numa luta muito renhida para busca de um lugar na fase seguinte disputada a duas mãos, apuraram Achada Furna, Beira Mar, Tinteira e Roçadas no grupo A, e Mãe Joana, Fonte Aleixo, Pé de Campo e Queimada no grupo B.

Após duas mãos disputadas estiveram nas meias finais as equipas de Roçadas, Beira Mar, Mãe Joana e Achada Furna, e consequentemente as equipas de Achada Furna e Baira Mar classificaram para a final e Roçadas e Mãe joana disputaram o terceiro e o quarto lugar do torneio.

Na grande final realizada sábado, 29 de outubro de 2022, a equipa de Beira mar levou a melhor sobre Achada Furna ao vencer por 5-4 na marca das grandes penalidades, a´pos empate a zero nos 120 minutos de jogo disputado.

 Classificações e premiados:

Beira Mar campeão do torneio; Achada Furna segundo classificado; Mãe Joana terceiro e Roçadas quarto.

Melhor marcador Zezito (6 golos); Guarda redes menos batido Pedro (Achada Furna); Jogar Revelação Harley (Achada Poio); Melhor treinador Samuel (Beira Mar); Melhor Jogador do torneio Djeury (Roçadas);

No capitulo disciplinar foram admoestados no total 245 cartões amarelos e 37 vermelhos;

Foram marcados 185 golos.

Agradecimentos á Câmara Municipal e Santa Catarina na pessoa do seu Presidente e vereador do Desporto, Dr. Alberto Nunes e Dr. Madueno Andrade, respetivamente, à organização na pessoa do Sr. Vladimir Barros e sua equipa, à Polícia Nacional na pessoa do Sr. comandante da Esquadra pela segurança no campo durante o torneio, a todas as equipas participantes, e por último ao décimo segundo jogador – os adeptos que todos os fins de semana deixaram seus afazeres e apoiar as suas equipas.

O torneio foi marcado por um grande ambiente desportivo “fair play”, amizade e união respeitando os pilares pedagógicos desportivos; o saber ser, o saber fazer e o saber estar.

Por Euclides Pina Gonçalves Barros – Betinho

Técnico Desporto – CMSCF

About Author

0 thoughts on “Cronica: Torneio Inter-zonas Santa Catarina em números

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *